segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Literatura no cinema
Há inúmeros casos onde um livro, uma peça de teatro, ou até mesmo um trecho da bíblia são adaptados da literatura para a sétima arte, algumas adaptações ficaram muito boas, e muito famosas, algumas vezes pela sua fidelidade à versão original, outras vezes mudam grosseiramente detalhes importantes, a única constante é que nunca irão acabar as adaptações do papel para as câmeras.
A diferença que parece se manter em quase todos os casos, é a maior riqueza de detalhes nos livros. Muitos filmes pulam várias partes do livro para não exceder o tempo médio de um filme, e muitos filmes, também não prestam tanta atenção aos detalhes, isso faz com que a vasta maioria das pessoas que leem um livro e depois veem o filme adaptado prefiram o livro.
O fato de fazerem filmes à partir de livros é interessante em vários aspectos, inclusive para muitas pessoas que não têm tempo de ler todos os livros que gostariam, mas também gera certa preguissa nas pesoas menos acostumadas com a leitura, que preferem passar uma hora e meia vendo um filme dinâmico e cheio de ação a passar horas e horas lendo um livro. A literatura de hoje em dia não tem metade da sua importância do passado, e a tendência é que ela fique cada vez menos relevante, e perca espaço para a televisão e a internet na medida que gerações mais ignorantes e menos cultas surjam. Pessoas leem cada vez menos, os jovens não têm gosto pela leitura, a educação pública é ruim, talvez as adaptações para o cinema sejam apenas uma consequência do que a nossa sociedade se torna a cada ano, só saberemos no futuro, o que sabemos hoje, é que elas vieram para ficar.

Um comentário:

  1. Olá, passeando pela blogosfera, achei seu blog! Adorei ele e já virei seguidora! =]

    Te convido para conhecer meu blog tbm...

    Se quiser seguir o meu tbm sera ótimo... :)

    Star Fashion!!!
    http://simararosado.blogspot.com/

    Te espero lá!!!!

    BeeeeijO!

    ResponderExcluir